Media Asset Management (MAM): Desvendamos 4 pontos!

Você, que investe constantemente em inovação e tecnologia, deve buscar as melhores alternativas do mercado. Fazer com que as emissoras se tornem cada vez mais automatizadas é o seu objetivo. Portanto, esse texto traz as principais informações sobre MAM Media Asset Management.

Esse é o sistema ideal para o tratamento de dados e pode ser a peça que faltava para promover a transformação digital. Confira o texto de hoje para saber o que é MAM e como funciona. Além disso, vamos mostrar quais as vantagens de utilizar esse sistema e a importância da integração dele a outras ferramentas!

1. O que é MAM Media Asset Management?

O MAM é um sistema que armazena, organiza, cataloga e distribui permissões de acesso aos ativos digitais de uma organização.

Esses ativos concentram qualquer tipo de informação e arquivo virtual que possa integrar o cotidiano da empresa, como documentos e material gráfico de marca, além de fotos, vídeos e outros.

Trata-se de um sistema vital para suportar a demanda cada vez maior das empresas em relação à forma unificada de armazenamento de recursos virtuais. Isso significa que poderia levar mais tempo para achar tais arquivos, caso não estivessem em um sistema de gestão.

Para você ter uma ideia, o mercado de Media Asset Management foi estimado em 1,45 bilhão de dólares durante o ano de 2015. Entretanto, esse valor continua crescendo todos os anos, graças ao crescimento na quantidade de ativos que necessitam de organização e distribuição adequada na empresa.

O sistema funciona para garantir que os dados estejam íntegros durante o processo, trazendo facilidade e velocidade para busca, acesso e catalogação dos materiais, além de organizar visualmente e por palavras-chave.

Caso o seu trabalho seja voltado para produção de arquivos de vídeo muito grandes, o MAM será a opção ideal. Isso porque o sistema de gerenciamento ajuda você durante a gestão, edição, transcodificação e publicação do conteúdo. Ou seja, produtoras de mídia e emissoras se beneficiam muito dessa ferramenta de gestão.

2. Quais são as vantagens de usar MAM?

A seguir, você conhecerá as principais vantagens de utilizar MAM. Confira cada um dos benefícios!

Centralização e organização dos ativos

Trabalhar com uma quantidade enorme de arquivos sempre foi um problema para a organização. Por meio de uma plataforma de gestão de ativos, é possível separar pastas, segmentar arquivos em tags e equipes, conceder permissões para cada usuário, otimizando o trabalho do gestor.

Otimização da produtividade

Facilidade na hora de pesquisar arquivos importantes pode otimizar bastante a produtividade da equipe. O sistema de gestão garante organização e planejamento, sendo muito vantajoso para a sua produtora de mídia ou emissora.

Inteligência Artificial

As ferramentas de reconhecimento facial, reconhecimento de emoções,  transcrição de áudio em texto e busca intuitiva permitem que o acervo de mídias seja incrementado com novas possibilidades de pesquisa, como por exemplo pesquisar “todos os gols da copa do mundo” refinaria a busca em todos os trechos de mídia que houveram gols e houveram comemorações. Novas possibilidades de catalogação e organização podem ficar “nas mãos” da I.A. para um resultado mais intuitivo e com zero interação humana durante o cadastro dos ativos.

Gestão avançada

Por meio do gerenciamento de arquivos, você consegue ceder permissões para usuários ou equipes distintas. Assim, arquivos com prioridade ficam ligados a pessoas específicas, o que oferece um alto grau de segurança.

Segurança contra ataques

É incrível a quantidade de empresas que armazenam arquivos em vários computadores ou HDs externos. Ao implantar um sistema de gestão no cotidiano das emissoras, os dados poderão ser compartilhados de maneira assertiva entre profissionais, gerando segurança.

Armazenamento personalizado

Por meio de um MAM, é possível escolher o tamanho certo de armazenamento, dependendo da sua necessidade, e aumentá-lo de acordo com o necessário.

Colaboração criativa

É fundamental destacarmos o quanto o MAM auxiliou em relação à colaboração criativa. Ao utilizar a gestão dos ativos, é mais fácil não apenas encontrar qualquer recurso da marca instantaneamente, mas também desenvolver coleções dessas mídias. Isso gera inspiração para desenvolver materiais relevantes e atrativos.

3. Como começar a usar MAM?

Para uma implantação completa, o preço desse tipo de sistema de gestão varia conforme o fornecedor. Graças à sua complexa funcionalidade, será necessário reservar um orçamento maior do que outras ferramentas mais comuns.

Como citamos, o MAM é uma boa escolha quando você está lidando com uma quantidade grande de arquivos de vídeo. Isso porque o sistema é especializado para gerenciar ativos digitais, auxiliando na sua gestão, edição e publicação,

Todavia, caso você esteja com uma variedade grande de arquivos, incluindo imagens, fotos de mercadoria e banners da web, além de gráficos, o MAM pode não ser a opção certa para o seu caso. Nessa situação, é melhor escolher outro tipo de ferramenta que suporte as extensões de cada arquivo.

Existe uma variedade grande de sistemas para Gerenciamento de Mídia, cada uma voltada para estruturas e tamanhos de produção diferentes. Assim, você deve buscar o que se ajuste às especificidades da sua necessidade. Todos esses sistemas apresentam a característica comum de gerenciar o fluxo de mídias nas empresas.

4. Como integrar sistemas ao MAM?

É muito importante que gerenciadores de mídia sejam capazes de ser integrados com outras plataformas de gestão. Por meio de um sistema MAM, é possível distribuir uma série de arquivos de forma fácil e eficiente entre diversas plataformas, como o Google e as Redes sociais.

A SNews atua no mercado de softwares há mais de vinte e cinco anos, sendo pioneira e referência no mercado de Broadcasting. Oferecemos ferramentas personalizadas para telejornais, emissoras no geral e produtores autônomos.

Integrar um sistema de gerenciamento de mídia às nossas soluções pode ser o passo final que faltava no seu negócio. Nós temos a ferramenta ideal para inovar e atualizar telejornais, como o sistema ARION. Esse sistema torna o trabalho em redações mais prático, rápido e eficiente.

Para um telejornal ir ao ar e continuar funcionando, é necessário uma total integração do fluxo de conteúdo, equipe, praças e ferramentas. Nosso sistema ARION é capaz de atender e reger esses processos de maneira automatizada e assertiva.

Você acabou de aprender sobre MAM Media Asset Management. Agora já pode oferecer as melhores soluções de automação para a emissora em que trabalha com essa grande inovação. Não se esqueça de integrar o sistema de gerenciamento de mídia com outros tipos de ferramentas de gestão. Assim, é possível ter um controle completo de todos os sistemas que integram uma emissora.

Procurando por automação em telejornais? Entre em contato com a SNews e converse com um dos nossos especialistas!

SNEWSLETTER

Os nossos maiores destaques
direto no seu e-mail