6 vantagens de aderir a um software para jornalismo

A transformação digital chegou para inovar todas as áreas do conhecimento, e empresas dos mais diversos ramos devem procurar alternativas tecnológicas que otimizem os processos internos. Nesse contexto, grandes e pequenas emissoras de televisão e produtores independentes de conteúdo também estão na lista da era digital e devem se adaptar a essa nova realidade. Especialistas da área da comunicação afirmam que contratar um software para jornalismo pode potencializar e otimizar tempo e recursos na operação de telejornal.

Sentiu-se identificado com o assunto, mas ainda não sabe as vantagens de aderir a uma ferramenta dessas? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!

Desenvolvemos este texto para explicar quais são os principais benefícios de contratar um software para jornalismo. Confira agora o conteúdo completo!

Qual a importância de investir em tecnologia para o telejornalismo?

O telejornalismo é uma área bem específica que demanda uma enorme quantidade de atividades e processos, além de projetos inovadores e outras demandas concomitantes. Isso envolve diversos recursos, funcionários e especialistas interessados em oferecer soluções que possam auxiliar todos os colaboradores a se organizarem melhor, ao mesmo tempo que planejam e executam diversas tarefas.

Nesse sentido, contar com tecnologias para auxiliar a organização das tarefas e a superação de desafios é fundamental para os profissionais da área. Essa importância se dá tanto no aspecto da gestão de telejornal quanto nas tarefas mais básicas, como buscas por dados e informações na internet por meio de inteligência artificial.

Não esqueça que tecnologia é sinônimo de inovação, e contar com o software certo para automatizar tarefas ajuda qualquer empresa a entregar produtos ou serviços melhores, otimizando o tempo de trabalho, além de garantir segurança na troca de informações. Ferramentas desse tipo facilitam a vida dos gestores e colaboradores envolvidos e permitem também a redução de custos.

Ou seja, nunca duvide do que a tecnologia pode fazer por você e pelo seu telejornal!

6 vantagens de contar com um software para jornalismo

Você já sabe a importância de investir em tecnologia, seja qual for a área de atuação do seu negócio. Prepare-se para conferir as 6 principais vantagens de contar com um Sistema de Jornalismo!

1. Aumento da produtividade

O principal benefício de qualquer implementação de software é o aumento da produtividade. Isso acontece devido à automatização das tarefas, que deixam de ser manuais para que o colaborador possa focar no que realmente importa. Dessa maneira, o gestor também consegue otimizar os resultados de todos os colaboradores, por meio da eficiência operacional.

2. Processos mais ágeis

Aplicar corretamente a tecnologia para telejornais desburocratiza e automatiza os processos internos, de uma maneira a torná-los mais rápidos e eficientes. O principal motivo pelo qual isso acontece é que o processamento de dados simultâneos gera informações em todos os níveis, agilizando o acesso e a integração online entre as partes interessadas.

Assim, a automação de processos também reduz significativamente o tempo de resposta sobre os pedidos internos entre colaboradores e todos aqueles que se relacionam com o telejornal, gerando controle dos recursos, otimização de prazos e facilitando a maneira como as tarefas são realizadas.

3. Maior eficiência na comunicação

Estabelecer uma boa comunicação entre todos os membros da equipe de um telejornal é fundamental para que a edição vá ao ar. Essa comunicação pode acontecer entre os colaboradores do mesmo setor ou, mesmo, espalhados pelo planeta. Isso vale para os profissionais que se veem todos os dias e para aqueles que têm pouco contato com os demais.

Portanto, é essencial que os telejornais utilizem uma ferramenta para gerenciar a comunicação entre as partes. O Sistema de Jornalismo Arion possibilita troca de mensagens e mídias em conversas individuais ou em grupo entre os usuários do sistema, além do acesso do conteúdo produzido dentro do Arion.

4. Redução de custos

Talvez o mais esperado benefício ao contratar um software voltado para telejornais é que isso permite à emissora reduzir custos operacionais via automatização de tarefas.

Além disso, por meio de um software personalizado, é possível reduzir custos a longo prazo, exatamente porque o desenvolvedor verificará quais são os pontos a serem automatizados e criará a solução adequada para cada caso específico. Isso agrega muito valor a esse tipo de tecnologia, pois potencializa resultados a médio e longo prazo e contribui para a constante atualização e modernização da redação. 

5. Maior segurança de dados

O software é capaz de conceder maior controle dos processos internos por meio de uma comunicação mais ágil e segura. No Sistema de Jornalismo Arion existe um controle de acesso, implementado no próprio software. As permissões, que devem ser diferenciadas por usuário e grupos de usuários, permitem controlar acesso à leitura, modificação de documento, aprovação de laudas, pautas e etc, garantindo a segurança da informação.

6. Otimização do tempo

Como abordamos, esse tipo de ferramenta é capaz de coordenar simultaneamente e de forma mais organizada os diferentes processos e setores envolvidos no desenvolvimento de um telejornal, o que permite uma gestão compartilhada de todos os procedimentos.

A utilização de aplicativos modernos permite que o jornalista organize melhor o seu tempo, deixando-o livre para dedicar-se a outras tarefas mais importantes, adquirindo conhecimento e fomentando insights para as notícias do telejornal.

O trabalho do jornalista é totalmente otimizado por meio desse tipo de sistema, pois ele é capaz de gerar relatórios automatizados e buscar por dados na internet, utilizando inteligência artificial. Assim, os profissionais da redação ficam livres para desenvolver outras atividades mais criativas.

Além disso, softwares para Sistemas de jornalismo são capazes de integrar as mesas de controle-mestre, ou switchers, para tornar as operações mais fáceis, precisas e confiáveis. Isso faz com que se economize tempo, otimizando o trabalho da equipe.

Como escolher um software para jornalismo?

Procurando um software nesse segmento, mas ainda não o encontrou? Não se preocupe, nós vamos ajudar. A SNews é uma empresa brasileira que atua no mercado de tecnologia há 25 anos, sendo pioneira no cenário de broadcasting. Temos por excelência qualidades de inovação, fidelidade e compromisso com os clientes.

O sucesso da nossa corporação se deve ao treinamento específico dos nossos colaboradores que atendem as necessidades de cada cliente, oferecendo suporte técnico diferenciado e personalizado. Somos reconhecidos pela confiabilidade do negócio que oferecemos e a sua emissora não pode ficar fora dessa.

Você acabou de aprender tudo sobre software para jornalismo e está pronto para escolher uma empresa que vai atender as necessidades de sua emissora ou negócio. 

Entre em contato com a SNEWS e converse com um de nossos especialistas. Nós temos a solução certa para o seu telejornal!

SNEWSLETTER

Os nossos maiores destaques
direto no seu e-mail