Veja 4 etapas para produção de notícia e como melhorar o processo!

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia contribuiu para que diversas ferramentas inovadoras passassem a ser usadas no Jornalismo durante a produção de notícia. É o caso da implementação da inteligência artificial para otimizar processos e o uso de drones em filmagens, por exemplo. 

Da mesma forma, o rádio e a televisão, antes canais de comunicação dominantes, passaram a dividir espaço com as plataformas digitais, como as redes sociais, blogs, sites de notícias especializados, entre outros. Independentemente do canal, há uma estrutura a ser seguida por todo jornalista ao noticiar um fato. Quer conferir em detalhes as etapas da produção de notícia e como a tecnologia pode auxiliar nesse processo? Neste post, separamos as 4 fases da produção e as melhores dicas para melhorar seu trabalho. Boa leitura!

Quais as 4 etapas da produção de notícia?

Ao exercer seu trabalho, o jornalista deve seguir um ciclo de 4 etapas para conseguir produzir notícias bem fundamentadas e com qualidade. Mas é preciso atenção: se essas etapas forem seguidas de forma muito manual, o trabalho pode ser marcado por erros e se tornar mais do mesmo.

Para ajudar você a produzir matérias diferenciadas, separamos as 4 fases da produção de notícia e as melhores dicas para um trabalho bem-feito.

1. Produção da pauta

O trabalho do jornalista se inicia com a pauta, que pode ser considerada um resumo da notícia. Ela traz as principais informações sobre o fato a ser noticiado, como os motivos para o tema merecer atenção, as pessoas envolvidas, quando o acontecimento ocorreu etc. Além disso, pode trazer orientações para a fase de edição, como dados técnicos e ângulos.

Para montar a pauta, é preciso pensar na notícia a ser divulgada. Nesse sentido, ela pode estar relacionada a um acontecimento previsto, como um evento, inauguração, data comemorativa (chamada de pauta fria) ou mesmo um assunto não planejado e que o público ainda não sabe (a pauta quente). 

Independentemente do tipo da notícia, é imprescindível que a pauta seja bem planejada. Caso contrário, o jornalista pode encontrar dificuldades na produção e levar a um desperdício de recursos para uma cobertura inadequada. Além disso, a notícia pode ser considerada incompleta ou ruim e, até mesmo, não ser divulgada por isso.

2. Apuração

Com a pauta finalizada, é hora de dar início à segunda etapa da produção de notícia: a apuração. Trata-se de uma fase fundamental, pois garante uma boa fundamentação da matéria e sua credibilidade. Aqui, a dica é ter bastante atenção ao tema tratado e buscar toda e qualquer informação relacionada a ela, sobretudo, detalhes não observados por outros jornalistas.

Nesse momento, você deve entrar em contato com as fontes, seja pessoalmente, por ligação telefônica ou utilizando uma plataforma digital, para pegar todas as informações possíveis e construir o material. 

As primeiras pessoas a serem contatadas são as chamadas fontes oficiais, como a polícia e os bombeiros. Em seguida, é hora de partir para as fontes secundárias, que são aquelas que também estão próximas da notícia e vão contribuir com suas versões e mais informações.

Como exemplo, imagine que um jornalista deva cobrir a notícia de uma tentativa de roubo na joalheria de um shopping, em que um segurança foi gravemente ferido e está no hospital. As primeiras pessoas a serem ouvidas são uma fonte da polícia e uma do hospital para saber o estado de saúde do segurança (as fontes oficiais).

Após essa apuração, o jornalista precisa buscar fontes secundárias, como os funcionários da joalheria, a assessoria de imprensa do shopping, um cliente que passou pelo local, os familiares do segurança, entre outros.

Para uma apuração bem-feita, é preciso ouvir tudo o que as fontes têm a dizer e ter um roteiro de perguntas em mãos, de modo que nenhum dado importante seja esquecido. As perguntas não devem ser aleatórias, mas sim aprofundadas e diversificadas, para envolver todos os acontecimentos da notícia e o que se esconde por trás dela.

3. Produção

Com a apuração feita e todas as informações em mãos, chegou o momento de produzir a notícia. Para isso, o jornalista deve selecionar os pontos mais importantes e utilizá-los como base para dar forma à matéria, seja ela textual, televisiva ou de outra modalidade.

Para matérias tradicionais, deve ser seguida a pirâmide invertida, técnica de estruturação jornalística em que as informações mais importantes são inseridas no início da notícia. Já em matérias de blogs, redes sociais e outras mídias, há maior flexibilidade na produção e não é necessário seguir esse método à risca.

Além disso, devem ser respeitados alguns pontos importantes durante a produção, como o prazo de entrega, a quantidade de caracteres e/ou o limite de tempo.

4. Checagem

Chamada de fact-checking, a checagem de fatos é um método defendido pelos melhores manuais de jornalismo, cujo objetivo é garantir que todas as informações da notícia sejam confiáveis. Para isso, as fontes são novamente contatadas para garantir que todos os dados contidos na matéria são verdadeiros e estão de acordo com o ocorrido.

A checagem tem sido deixada de lado por muitos profissionais do ramo, principalmente devido ao dinamismo da internet, a necessidade de divulgar matérias com rapidez e a falta de mão de obra. No entanto, ela continua fundamental no Jornalismo e deve sempre ser cumprida para garantir a confiabilidade do que está sendo divulgado. 

Qual a importância da tecnologia na produção de notícia?

O uso da tecnologia tem aumentado cada vez mais nos últimos anos no Jornalismo, pois proporciona inúmeras vantagens na rotina de trabalho. Entre os benefícios, podemos destacar uma maior agilidade na apuração e produção de notícia, o aumento da produtividade e da qualidade das produções e uma maior credibilidade. 

Um bom exemplo disso é o Jornalismo de Dados, método em que as notícias são produzidas tendo como base informações e elementos de valor numérico. O objetivo é criar correlações precisas entre os dados, de modo que o público consiga chegar a conclusões certeiras sobre o tema. Para isso, são usados recursos como Big Data, soluções para estruturação de dados e análise semântica, por exemplo.

A produção de notícia não é um processo difícil, mas deve ser feita com atenção para que as matérias sejam bem aprofundadas, confiáveis e apresentem uma visão diferenciada do tema. Para isso, conte com a tecnologia para melhorar o processo de produção e deixar todo o fluxo mais integrado, além de reduzir a possibilidade de erros.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre a tecnologia atrelada à produção jornalística? Então, continue sua visita em nosso blog e confira 6 vantagens de aderir a um software para jornalismo!

SNEWSLETTER

Os nossos maiores destaques
direto no seu e-mail