Veja como é o uso de inteligência artificial no jornalismo!

Quem trabalha na imprensa e necessita de agilidade para entregar reportagens dentro do prazo deve buscar ferramentas que otimizem as tarefas diárias. Nesse contexto, a inteligência artificial no jornalismo surge como uma alternativa totalmente inovadora que vem revolucionando todo esse ramo profissional.

Sentiu-se identificado com o assunto, mas ainda não sabe ao certo o que é inteligência artificial? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!

Desenvolvemos este texto exatamente para explicar a você tudo sobre esse tipo de tecnologia e como ela pode ajudar repórteres no trabalho diário. Confira, agora, o conteúdo completo!

O que é inteligência artificial e como ela funciona?

Inteligência artificial é um tipo de aplicação que imita o raciocínio humano para realizar tarefas, podendo ser aprimorada constantemente em função do aprendizado com base nas informações que esse sistema coleta. Esse termo se tornou mais genérico para aplicativos que executam tarefas mais complexas que, no passado, exigiam intervenção do usuário, como a comunicação com um cliente pela internet ou uma partida xadrez.

Para conseguir tirar proveito da IA, diversas empresas vêm fazendo grandes investimentos em especialistas em ciência de dados. O data science, por sua vez, é um campo totalmente interdisciplinar, que se vale de métodos científicos, entre outros, para conseguir extrair informações valiosas baseadas em dados.

Assim, a ciência de dados combina habilidades de especialistas em estatística e ciência da computação, junto a outros profissionais especialistas em negócios para realizar análises de dados que são coletados de diversas maneiras.

Como é a inteligência artificial no jornalismo?

É comum que a combinação entre IA e jornalismo ainda cause estranheza, mas grande parte desse fenômeno gira em torno da desinformação, principalmente quando o assunto é sobre algoritmos, Big Data e machine learning.

Saiba que ferramentas baseadas em IA podem facilitar totalmente o trabalho de jornalistas, por meio da detecção de informações estranhas, por exemplo, ou análises de grandes planilhas de dados.

Isso sem falar das informações acerca da variação de temperatura em determinados lugares, o que pode auxiliar a vida de vários profissionais que fazem a ponte entre jornalismo e meteorologia.

Podemos citar, ainda, que é por meio de algoritmos de IA que a personalização de uma página de notícia é realizada, sendo que a sua publicação em determinado dia e horário acontece em função do aprendizado de máquina.

Entretanto, existe uma clara necessidade de treinamento em IA no nível das instituições jornalísticas. Parece um paradoxo, mas, apesar do grande potencial da aliança entre esses dois ramos do conhecimento, muito pouco ainda foi feito a nível organizacional para implementar aplicações de IA na imprensa.

Quais as vantagens da inteligência artificial no jornalismo?

Você já sabe o que é inteligência artificial e o como ela funciona no jornalismo. Confira, abaixo, as principais vantagens da utilização dessa tecnologia. Leia!

Automatização de tarefas básicas

A IA no jornalismo é capaz de automatizar diversas tarefas básicas — mas não se preocupe, os jornalistas não serão substituídos. Esse tipo de tecnologia é capaz de agregar grande valor ao substituir tarefas repetitivas que consomem o tempo de quem está na imprensa. Por exemplo:

  • realiza a indexação e etiquetagem do conteúdo;
  • transcreve entrevistas;
  • traduz conteúdos;
  • analisa grandes bases de dados procurando certos padrões ou anomalias;
  • extrai informações sobre entidades por meio de documentos ou bases de dados;
  • identifica tendências e eventos nas mídias sociais.

Nesse contexto, a programação de alertas automatizados sobre tendências online faz com que os jornalistas possam se concentrar em outras tarefas. Entre outros exemplos existentes, conseguimos compreender que o jornalista não será substituído pela tecnologia, mas que suas tarefas básicas serão automatizadas.

Assim, a tendência da incorporação desse tipo de tecnologia nas redações veio para otimizar o conteúdo produzido, uma vez que os redatores terão mais tempo para desenvolver conteúdos de qualidade. Por meio da implementação dessa ferramenta, os jornalistas continuarão o trabalho essencial e, ainda, ganharão mais tempo para produzirem e se concentrarem em outras tarefas.

Automatização de tarefas mais complexas

Acima, foram citadas as vantagens de automatização das tarefas básicas, mas saiba que a IA também é capaz de realizar tarefas mais complexas. Por exemplo:

  • gerenciamento do fluxo de trabalho;
  • melhora da paywall e otimização da subscrição digital;
  • automatização de ferramentas de recomendação e auxílio na personalização de notícias;
  • redação automatizada de textos informativos pequenos, como resultados de jogos de futebol e dados sobre o mercado financeiro;
  • desenvolve o envolvimento e interatividade da audiência;
  • alertas sobre a existência de conteúdos de discriminação de gênero e raça;
  • busca por fake news.

Análises de dados mais corretas

As tecnologias de IA são capazes de realizar análises de dados otimizadas, dando suporte às ferramentas de reportagem, o que inclui transcrições, extração de dados de documentos e outras bases, análise das informações e identificação de tendências nas redes sociais.

Essa é uma das principais vantagens da utilização da inteligência artificial no jornalismo. Assim, os redatores poderão ser mais assertivos ao analisar o que será publicado ou não. Fica muito mais prático produzir reportagens de primeira linha, já que o repositório de dados terá sido tratado, dando origem a informações específicas, que poderão ser utilizadas da melhor forma possível.

Uma das principais análises realizadas pela IA e que já foi citada por nós é a identificação de tendências nas redes sociais. Esse tipo de análise é fundamental nos dias de hoje, pois o público-alvo se encontra especificamente nas mídias digitais, podendo as notícias serem direcionadas de forma otimizada. É correto afirmar que análises assim fazem toda a diferença no momento de alcançar determinado público para assuntos específicos das reportagens.

Nossa leitura vai chegando ao fim, cabendo a nós destacar a importância dos recursos tecnológicos no jornalismo. Não é novidade para ninguém que a tecnologia é capaz de criar soluções que julgávamos impossíveis. Portanto, não importa a área de atuação, investir em recursos tecnológicos é a melhor maneira de otimizar o trabalho realizado por nós.

Você acabou de aprender tudo sobre inteligência artificial no jornalismo e já está pronto para implementar esse tipo de ferramenta na sua redação. Não deixe o futuro para depois, comece agora mesmo a investir em soluções modernas que vão trazer os melhores resultados.

Gostou do texto? Compartilhe agora nas redes sociais e mostre que você é especialista no assunto!

SNEWSLETTER

Os nossos maiores destaques
direto no seu e-mail