Como um ex-cobrador de ônibus criou o maior grupo de desenvolvimento de tecnologia broadcast
do Brasil

De “startup de um homem só” a empresa multinacional! Conheça a história da SNews

Sem herança, formação especializada ou networking na área. Foi com vontade de mudar de vida e criar a própria empresa, que Dino Maia entrou em uma banca de jornal em 1984. A ideia era aprender a programar. Isso mesmo!
Naquele tempo, não tinha internet, cursos de programação ou algo parecido. Foi na banca de jornal que ele achou um curso de Basic, linguagem de programação. Lendo as cartilhas e ouvindo fitas cassete ele aprendeu tudo sozinho.
Os testes eram feitos num computador que o dono da emissora onde ele trabalhava na época tinha. A primeira vez que foi pego mexendo no computador, levou uma bronca. Entretanto, como ninguém mais na empresa nem se atrevia a mexer, o dono acabou cedendo para que fizesse algo com aquela máquina.
Em um mês, ele tinha criado um sistema com todos os nomes dos clientes e ganhado de vez a confiança do empresário, que dizia para todos: “Nossa! Minha empresa está informatizada”. Com isso, começou a se dedicar ainda mais como autodidata, aprendendo tudo em tudo por cursos de correspondência.

A pessoa certa no lugar certo

Em 1996, a Telebrasília escolheu Paracatu, a cidade onde ele morava, para começar os testes de internet no Brasil. Foi um dos primeiros a usar a tecnologia e aproveitou para fazer uma página com o nome, o telefone e os serviços dele.
Desse jeito, foi encontrado na rede por um diretor da Radiobrás – Empresa Brasileira de Comunicação, em Brasília, que o convidou para trabalhar na empresa. A ideia era que ele criasse um sistema para automatizar a Voz do Brasil, que era elaborada na máquina de escrever.
Lá, descobriu um dos principais problemas de quem lida com tecnologia. A resistência do usuário por mudança. Os jornalistas odiaram mudar a forma de trabalhar e foi preciso o chefe de jornalismo ameaçar jogar as máquinas de escrever pela janela para que eles aceitassem a mudança.
Com jeitinho e muita paciência, ele não só transformou as rádios, como também a TV Nacional, criando um sistema de teleprompter para a emissora. Com o sucesso das soluções de tecnologia que estava criando, a vontade de expandir a atuação e criar a própria empresa cresceu.

A grande sacada

Foi assim, que em 1997 ele criou a SNEWS. O principal produto era o Telenews, um sistema de jornalismo criado para ajudar as emissoras as controlarem todo o fluxo de notícias. Do momento que uma sugestão de pauta chega até a exibição final.
Na época, ele e a esposa, a jornalista e radialista América Melo faziam de tudo. Ele era o desenvolvedor, vendedor e suporte. Ela trabalhava na parte administrativa. O começo não foi fácil, os dois precisavam conciliar mais de um emprego para consolidar a empresa.
Mas em 4 anos, a SNews já estava presente em todo território nacional. E com um mega diferencial. Enquanto boa parte dos desenvolvedores aceita ser funcionário das empresas ou então vender o sistema operacional, Dino pensou em outro modelo de negócio.
Desde o primeiro cliente, no lugar de vender, ele quis alugar o software. O que hoje tem até nome, Software as a Service (SaaS). Só que naquela época, achavam que ele era maluco de trocar os vinte mil reais que ofereciam pelo software por uma mensalidade de meio salário mínimo.
A loucura se mostrou o cerne de um negócio lucrativo. Poucos clientes depois, ele já estava ganhando muito mais do que se apenas vendesse a solução.

A cultura de inovação no DNA da empresa

Esse foi apenas um dos aspectos inovadores que nasceram e fazem parte do DNA da empresa. Assim como o modelo de negócio, toda a cultura organizacional da SNews foi moldada em critérios de vanguarda. Um dos exemplos, é a gestão de pessoas.
O primeiro empregado da empresa ilustra bem esse modelo. Eliezer Oliveira chegou até a SNews como desenvolvedor, mas a cultura de cuidar dos funcionários e incentivar seu crescimento, fez com que ele virasse sócio de uma das empresas do grupo.
Por falar nisso, diversificar os negócios também é um dos princípios. Nesses 25 anos, a SNews se preocupou em não focar todos os esforços em apenas um produto, mas em olhar o mercado em busca de necessidades que precisavam ser supridas.
Assim, surgiram o Playout Neoexpress, o Gerador de Caracteres GCNEWS e o próprio Sistema de Jornalismo Telenews, que hoje evoluiu, ganhou diversas integrações e recebeu o nome de Arion.

Processo de internacionalização e modernização

Também foi com essa mentalidade, que em 2012, os donos começaram uma série de viagens para os Estados Unidos, com o intuito de expandir os negócios. Naquele ano, o foco era planejar e executar a criação de estúdios de emissoras de rádio e televisão. O grupo montou emissoras de broadcast em quase todos os estados norte-americanos.
Quando os negócios começaram a se consolidar lá fora, o próprio Dino viu a necessidade de deixar que os novos talentos da empresa começassem a assumir e tocar o negócio. Em 2018, ele passou o cargo de CEO da SNews para Rodrigo Brasiel.
Com a mudança, a meta foi manter a SNews como a maior desenvolvedora de softwares de Broadcast da América Latina ao mesmo tempo em que investia em inovação e criava novos produtos e serviços.
Nesse sentido, de inovar, uma das primeiras decisões foi abandonar um dos ramos da empresa, que era a venda de hardwares. A ideia foi focar todo o time e toda energia da empresa no que ela tem de excelência, que é o desenvolvimento de softwares.
Foi assim que conseguiram grandes conquistas, como a integração das praças da Rede Amazônica em uma solução cloud, construir um sistema único entre rádio e TV da Jovem Pan, centralização de toda produção da TV Verdes Mares Mares e implantações dos sistemas SNews em outros continentes.
De lá para cá, a empresa se consolidou como a maior empresa de desenvolvimento de soluções para Broadcast do Brasil e tem sido destaque em feiras nacionais e internacionais.

Expansão para novos mercados

Para os próximos 25 anos, todos os esforços estão centrados em continuar inovando e expandindo. No quesito inovação, uma das apostas é na criação de Startup Studios, quando grandes empresas incubam startups com ajuda de talentos externos.
No grupo, surgiram startups como Glaz.Ai e, mais recentemente, o SOUV. Esta última foi lançada na NAB SHOW, em Las Vegas, e está em fase de testes em grandes players do mercado.
Quanto à expansão, a SNews nunca esteve representada em tantas feiras internacionais. Rodrigo já tinha consolidado a empresa na América Latina e comprou o desafio de atingir novos mercados no mundo, especialmente Ásia e Europa.
Para isso, articulou com novos parceiros formas de revender os produtos da SNews em outras partes do mundo. Outra forma de cumprir essa meta, é o estudo que está sendo feito para abertura de um escritório na Europa em, no máximo, um ano.
O resultado de tanto investimento em inovação, relacionamento com o cliente e cuidado com os funcionários não poderia ser outro. Com 25 anos de história consolidada no mercado brasileiro, a SNews agora olha para além das fronteiras, pronta para continuar escrevendo novos capítulos dessa história.

SNEWSLETTER

Os nossos maiores destaques
direto no seu e-mail