Tendência: o que esperar do comportamento do telespectador?

Conforme o comportamento do telespectador muda, a programação da TV precisa acompanhá-lo. Sem isso, corre o risco de se tornar irrelevante e ser substituída por outras mídias que atendem às necessidades dele.

A maneira como o telespectador se comporta tem um impacto em todos os aspectos do funcionamento de uma empresa de comunicação. Desde os critérios que ele utiliza para decidir qual produto comprar ou até mesmo a qual telejornal assistir são regidos por comportamentos que acompanham as tendências do momento.

Que tal aprender mais sobre isso? A seguir, entenda como o comportamento do telespectador tende a impactar o trabalho do telejornalismo.

Por que é importante acompanhar tendências de comportamento?

Acompanhar tendências de comportamento é importante porque ajuda as empresas a contarem com informações valiosas sobre os fatores que impulsionam a tomada de decisões do consumidor. A partir desses dados, é possível melhorar suas estratégias de comunicação para alcançar resultados cada vez melhores.

Além disso, entender essas inclinações do público possibilita antecipar melhor mudanças no mercado e adaptar estratégias para permanecerem competitivas. Por exemplo, uma empresa de comunicação pode perceber a preferência de seus telespectadores por conteúdo sobre determinada editoria e intensificar a produção dela em seu material.

Dessa forma, ficar de olho em tendências comportamentais é essencial porque permite que as empresas entendam melhor o seu público e tomem decisões informadas sobre como impactá-lo positivamente. Os benefícios disso vão desde o aumento da satisfação até a fidelização dessas pessoas.

Qual é o comportamento do telespectador moderno?

Em qualquer cenário com rápidas transformações, é muito importante ter o hábito de acompanhar as mudanças de comportamento do público. Então, quem trabalha com comunicação precisa antecipar as necessidades do telespectador para permanecer relevante no meio.

A seguir, entenda quais são as principais tendências de comportamento do telespectador que exigem a sua atenção hoje.

Maior controle nas mãos do telespectador

A popularidade dos serviços de streaming deu às pessoas mais controle sobre os conteúdos em audiovisual que elas consomem e o momento dessa experiência. Isso levou à tendência do binge-watching, que é a prática de assistir a vários episódios de um programa de TV em uma única sessão.

Além disso, o uso de serviços on-demand cresceu em popularidade, pois eles permitem que as pessoas assistam a programas de TV e filmes quando quiserem, em vez de estarem ligadas a uma programação específica da TV.

Crescimento das comunidades e fandoms

A ascensão das comunidades virtuais em redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, entre outras, levou ao surgimento de diversos grupos de fãs apaixonados por determinados conteúdos e personalidades, sejam reais, sejam fictícias.

Isso faz com que existam grandes agregadores de discussões sobre seus programas favoritos, compartilhamento de teorias e acompanhamento de notícias relacionadas. Os programas, por sua vez, incentivam esse movimento com o uso de hashtags e conteúdo personalizado.

Aspecto social do consumo de TV

Tanto no Brasil como no mundo, ver televisão ainda é uma atividade coletiva. Acompanhar programas de auditório ou filmes com amigos e familiares é algo comum, além de participar de eventos cujo principal foco é assistir TV. Isso vale para jogos de Copa do Mundo FIFA™ ou a final de um reality show, por exemplo.

Nesse sentido, percebe-se que um programa pode se tornar muito mais relevante se tiver um atrativo voltado para grandes grupos.

Como os gestores de telejornal devem se adaptar a esse cenário?

Agora que você já conhece os principais traços de comportamento do telespectador atual, resta entender como trazê-lo para a realidade da gestão de telejornal. Afinal, esse tipo de conteúdo tem características e necessidades únicas que exigem atenção.

Abaixo, destacamos algumas dicas de como gestores de telejornal devem se adaptar às tendências de comportamento do telespectador moderno.

Oferecer opções on-demand

Muitos telespectadores agora preferem assistir a conteúdo sob demanda, em vez de estarem presos a uma programação com horários fixos. Isso se consolidou com a popularidade dos serviços de streaming e se aplica, também, a produções jornalísticas.

Dessa forma, as empresas de notícias de TV podem considerar oferecer opções on-demand para seu conteúdo, como disponibilizar os programas da casa em seus sites ou por meio de aplicativos.

Usar as redes sociais para engajamento

A alta popularidade das redes sociais tornou mais fácil para as empresas de comunicação se conectarem com os telespectadores em tempo real. Essa é uma ótima maneira de se manter relevante em meio às conversas das pessoas.

Então, vale a pena usar plataformas como o Twitter, o Facebook e o Instagram para promover seus programas, compartilhar atualizações e conteúdo dos bastidores e incentivar o público a interagir.

Dar maior foco a eventos especiais

A preferência do público por acompanhar grandes eventos pela televisão é constante. Sendo assim, esse tipo de produto precisa estar entre as prioridades das empresas de comunicação.

Não se trata apenas de cobrir eventos especiais, mas também de oferecer um conteúdo complementar que enriqueça a experiência do telespectador que não está lá presente.

Fazer o público participar da programação

As pessoas gostam de se ver representadas no conteúdo que consomem, e isso também se aplica ao telejornalismo. Para conseguir se alinhar às tendências de comportamento do telespectador, é preciso dar espaço a essas pessoas em sua programação.

Isso pode envolver desde a leitura de tweets publicados ao vivo até mesmo permitir que seu público influencie as matérias abordadas pelo telejornal. Então, considere o perfil do seu público-alvo e as oportunidades que existem no seu formato de noticiário.

Focar conteúdos de maior aprofundamento

Com tanta informação disponível 24 horas por dia em tantos meios de comunicação diferentes, um telejornal precisa se concentrar em entregar conteúdo de alta qualidade e aprofundamento para permanecer competitivo pela atenção da audiência.

As estratégias nesse sentido são diversas. Por exemplo, investir em jornalismo investigativo, adquirir novas tecnologias (como inteligência artificial), contratar repórteres e editores experientes e oferecer análises e contexto detalhados para as matérias abordadas.

O cenário do consumo de TV está em constante evolução, e as equipes de telejornalismo precisam se adaptar às mudanças de comportamento do telespectador para permanecerem relevantes e bem-sucedidas. Isso significa tomar decisões estratégicas, atualizar-se em relação às tendências e identificar as oportunidades existentes nas preferências do público.

Uma ótima medida com esse objetivo é contar com a ajuda da tecnologia. Aproveite para conferir aqui no blog as vantagens de aderir a um software para jornalismo.

SNEWSLETTER

Os nossos maiores destaques
direto no seu e-mail