6 vantagens da automação de processos para empresas de mídia!

Ao investir na automação de processos, uma empresa passa a fazer uso de diferentes ferramentas tecnológicas para a realização de suas atividades. No trabalho jornalístico, algumas soluções que podem ser implementadas incluem o uso da inteligência artificial e de novas tecnologias, a integração entre sistemas, entre outras.

Frente às inúmeras vantagens e possibilidades, a automação tem se tornado cada vez mais comum entre empresas de todo o mundo. Isso porque, a tecnologia contribui diretamente para evitar problemas comuns nos processos manuais, que podem gerar erros, serem improdutivos e menos confiáveis.

Ao longo deste artigo, vamos mostrar qual é a importância da automação de processos nas empresas e apresentaremos as 6 principais vantagens de investir em processos mais automatizados em seu negócio. Acompanhe!

Qual é a importância da automação de processos?

Se no passado a automação era considerada um diferencial, hoje, ela é uma necessidade para toda empresa que deseja sobreviver em meio à alta competitividade do mercado. Afinal, o uso de tecnologias modernas e inovadoras pode agregar um grande diferencial estratégico à rotina de trabalho, além de evitar erros, otimizar atividades e até reduzir custos.

No jornalismo, processos automatizados têm sido cada vez mais comuns nos últimos anos, caracterizados, sobretudo, pelo uso da inteligência artificial. Essa solução promove um grande número de benefícios à prática jornalística, como uma maior qualidade da informação, adequação da linguagem, análises econômicas e a produção de infográficos.

Por isso, podemos dizer que automatizar os processos jornalísticos é algo crucial no mercado atual, tanto em relação à produção — textual, visual ou multimídia — quanto a demandas administrativas. Assim, sua empresa terá maior competitividade e contará com processos ágeis e inovadores.

Quais as 6 principais vantagens da automação de processos?

Investir em soluções inovadoras na sua empresa pode trazer um grande número de vantagens, melhorando seus processos como um todo e impulsionando o negócio para o futuro. A seguir, veja quais os 6 benefícios de tornar a sua rotina mais automatizada.

1. Melhora na produtividade da equipe

Um time produtivo é aquele que apresenta os melhores resultados em menos tempo — sendo bastante valorizado no jornalismo — em que as notícias chegam a todo momento e precisam ser comunicadas rapidamente. Assim, se você quer melhorar a produtividade no seu negócio, a automação de processos é a escolha certa.

O principal motivo para isso é o fato da tecnologia agilizar a execução de atividades e permitir que os recursos sejam melhor aproveitados, o que otimiza o tempo de todos os profissionais. Além disso, a sobrecarga de trabalho é evitada, garantindo um trabalho de maior qualidade.

2. Redução de erros

Além de tornar o trabalho mais ágil e produtivo, a automação também contribui para eliminar erros na rotina. Ao escrever uma matéria, por exemplo, uma boa ferramenta tecnológica vai evitar a presença de palavras erradas e outros problemas textuais, contribuindo para que seus artigos sejam sempre bem construídos.

Outra frente em que é possível conferir o papel da automação na redução de erros é na participação e cobertura de eventos. Isso porque, você terá acesso a informações com muito mais eficácia, além de ter a oportunidade de receber alertas sobre eventos em primeira mão.

3. Melhoria na tomada de decisão

A tomada de decisão consiste em um processo em que você deve optar por uma alternativa entre todas as opções disponíveis no momento, o que é uma tarefa bastante difícil. Afinal, se a decisão não for bem embasada, ela pode se mostrar equivocada no futuro e trazer consequências sérias.

Sabia que a automação de processos também pode ajudar você a tomar decisões mais efetivas? Afinal, a tecnologia fornece estatísticas e dados sobre o desempenho do negócio, o que permite aos gestores tomar decisões estratégicas, baseadas em informações precisas e alinhadas à sua realidade.

4. Redução de tarefas repetitivas

A busca por uma comunicação mais humanizada e personalizada se mostra cada vez mais em voga no mercado. Isso ocorre, principalmente, devido às redes sociais, que tornam qualquer usuário dono da notícia. 

Para dar espaço à equipe jornalística para desenvolver conteúdos diferenciados e exclusivos, entra em cena a automação de processos. Isso porque, sua implementação deixa atividades automáticas a cargo das máquinas, como a divulgação de posts ou o disparo de newsletters. Assim, a rotina dos colaboradores será menos enfadonha e eles poderão direcionar seus esforços para atividades mais produtivas.

5. Monitoramento do desempenho

Saindo dos benefícios da automação de processos atrelados à rotina produtiva, saiba que a prática também permite que você analise o desempenho dos profissionais da empresa de maneira contínua. Isso é possível com o uso de soluções para fornecer dados e fazer diagnósticos precisos sobre os processos da empresa e a atuação das equipes.

Com essas informações em mãos, você pode observar o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado para tornar o trabalho mais ágil e produtivo. Uma dica é fazer um monitoramento contínuo, que pode ser mensal, semanal ou mesmo diário, de modo a facilitar a análise da situação atual de cada área e conferir mais competitividade à empresa.

6. Eliminação de despesas

Sabemos que os gastos de empresas de jornalismo são grandes, por isso, toda oportunidade para reduzir custos é sempre bem-vinda. Nesse sentido, saiba que esse é um dos principais motivos para sua organização automatizar seus processos.

E isso pode ser explicado por meio de todas as informações que você conferiu nos últimos tópicos. Com uma empresa mais produtiva, com menos erros, sem atividades repetitivas e tomando decisões com mais qualidade, a economia gerada é enorme e seus lucros vão crescer no futuro.

A automação de processos é uma prática que veio para ficar entre as empresas, incluindo em negócios jornalísticos. Por isso, busque promover uma transformação digital na sua rotina de trabalho e conte com bons softwares e soluções para otimizar sua rotina, melhorar os seus resultados e ter uma equipe sempre motivada e produtiva.

Para tornar o seu negócio mais tecnológico e inovador, contar com empresas que conhecem o setor em que você atua é essencial. A SNEWS, por exemplo, é referência no desenvolvimento de soluções personalizadas para produtoras, emissoras e outras companhias do setor e pode ser a escolha certa para você. Agende uma demonstração agora mesmo e veja como podemos ajudar!

SNEWSLETTER

Os nossos maiores destaques
direto no seu e-mail