Saiba como aumentar a produtividade da equipe com um sistema adequado!

Uma das principais vantagens da tecnologia aplicada ao jornalismo é conseguir reduzir processos burocráticos, para aumentar a produtividade da equipe e otimizar outras atividades dentro das redações. Afinal, as notícias precisam ser publicadas rapidamente para a empresa explorar os assuntos mais urgentes.

Nesse sentido, adotar uma solução tecnológica ajudará, entre outros aspectos, a reduzir os ruídos de comunicação e a integrar processos.

Neste post, falaremos mais sobre a ligação entre o sistema de jornalismo e o aumento da produtividade dos times, além de apresentar a melhor opção do mercado. Boa leitura!

O que é um sistema de jornalismo?

Um sistema de jornalismo é uma tecnologia que agiliza o dia a dia nas redações, integrando e automatizando os fluxos produtivos. Ele permite que os jornalistas estejam cada vez mais conectados entre si, até mesmo em deslocamentos externos.

Para isso, os repórteres conseguem, por meio do sistema, acessar informações das pautas em tempo real, por exemplo. Isso é feito não apenas pelo computador, mas também pelo celular. Mas essa não é apenas a única funcionalidade de um sistema de jornalismo.

Por meio do sistema, também é possível acompanhar, buscar e filtrar notícias do próprio e de outros veículos, por meio de RSS feeds e redes sociais. Outra facilidade é representada pelo acesso simplificado aos números de telefone e e-mail das fontes de informação e de sistemas de estruturação de pautas.

Com uma tecnologia desse tipo, a empresa não só produz conteúdo, mas também automatiza tarefas e agiliza o trabalho de repórteres, editores, operadores e outros profissionais envolvidos. Criar pautas, acessar informações para desenvolver reportagens e, até, criar escala de equipes será bem mais fácil.

Como um sistema adequado aumenta a produtividade da equipe?

Agora que já conhecemos a definição de um sistema de jornalismo e a capacidade de integração da tecnologia, nada melhor do que apresentar as vantagens específicas de contar com essa solução.

Automatização de tarefas

A produtividade aumenta quando o sistema automatiza algumas tarefas. Assim, trabalhos repetitivos, que tiram o foco dos colaboradores em atividades mais desafiadoras, são entregues à solução digital — o que também reduz o índice de erros e o retrabalho.

Do mesmo modo, os gestores ganham eficiência operacional, uma vez que eles terão o melhor de dois mundos: uma tecnologia robusta executando os trabalhos manuais e colaboradores focando em atividades criativas. Todo o fluxo da produção e veiculação de notícias, por exemplo, é otimizado.

Agilidade nos processos

Aplicar a tecnologia à imprensa ajuda a desburocratizar os processos internos, de modo que eles se tornam mais rápidos. Isso se explica pelo fato de o processamento de dados ser feito de maneira simultânea, o que gera informações para todos os envolvidos no trabalho jornalístico.

Esse é um dos motivos, inclusive, pelo qual um sistema de jornalismo é conhecido por integrar funcionalidades e setores. A automação também reduz significativamente o tempo de resposta das solicitações entre colaboradores.

Otimização da comunicação

Estabelecer uma comunicação de qualidade e eliminar os ruídos é fundamental para um bom trabalho jornalístico. Um sistema facilita esse contato, tanto entre os membros de um mesmo setor quanto entre pessoas espalhadas pelo país e pelo mundo.

Assim, o sistema de jornalismo gerencia a comunicação de todas as partes envolvidas. Isso é feito por meio da troca de mensagens e de arquivos de mídia em conversas individuais ou em grupo, já que será possível cadastrar muitos usuários na solução.

Além disso, os colaboradores também conseguem trocar conteúdo produzido dentro de um sistema de jornalismo como Arion, sobre o qual falaremos adiante no texto.

Redução de custos

Por meio de um sistema de jornalismo personalizado, a empresa consegue reduzir processos longos. Isso pode ser alcançado no curto prazo, além do benefício de cortar custos de uma maneira duradoura.

Isso porque os desenvolvedores do programa conseguem verificar com a contratante os pontos a serem automatizados, adaptando às necessidades, tudo conforme as preferências do negócio.

Desse modo, muito além de ser uma solução pontual, essa tecnologia contribui efetivamente para a atualização contínua e para a modernização dos processos jornalísticos.

Afinal, da produção das pautas até a veiculação da notícia, há um vasto caminho percorrido, com diversos procedimentos burocráticos e atividades — e é possível encurtá-lo com a utilização de uma tecnologia de ponta.

Segurança de dados

Um bom sistema de jornalismo promove um controle de acesso dos dados para os gestores, garantindo que somente os usuários autorizados consultem os conteúdos.

Essas permissões controlam não só a leitura de documentos, mas também a alteração dos dados e a aprovação de pautas, entre outros exemplos. Com isso, será possível manter o sigilo das apurações, principalmente em matérias que demandem um longo período para a produção.

Otimização do tempo

Um sistema de jornalismo, como o Arion, coordena simultaneamente os diversos processos e setores envolvidos nas atividades de um telejornal. Isso garante uma gestão compartilhada de todos os procedimentos, das reuniões preliminares até a veiculação das notícias.

Quando um jornalista tem acesso a aplicativos modernos, ele consegue organizar melhor o seu tempo. Um exemplo: o sistema consegue buscar, de maneira automática, dados na internet. Logo, será mais fácil buscar informações relevantes para enriquecer o conteúdo final.

Do mesmo modo, esses dados buscados fornecem insights para a produção das notícias. Como se não bastasse, o sistema gera relatórios automatizados e repletos de conhecimento relevante, garantindo a otimização do tempo — o que permite que os profissionais desenvolvam outras atividades de forma mais criativa.

Como o Sistema de Jornalismo Arion aumenta a produtividade da equipe?

O Arion, Sistema de Jornalismo desenvolvido pela SNews, otimiza os processos de maneira holística, isto é: da reunião de pauta até a exibição das notícias. Ele possibilita a integração necessária entre os usuários e outras ferramentas tecnológicas da indústria (playout, gerador de caracteres, MAM, etc).

Assim, podemos dizer que o Arion é um verdadeiro canal de comunicação entre as equipes de jornalismo, que consegue monitorar, pesquisar e filtrar notícias dentro de uma própria rede e de outros veículos.

Isso é feito, por exemplo, por meio de redes sociais como o Twitter, o Facebook e formato RSS, de distribuição de informações. Agora, vamos conhecer algumas vantagens específicas do programa.

Maior integração

Em veículos jornalísticos, o controle mestre é a central para onde vão os sinais de áudio e vídeo produzidos pela emissora. De lá, é gerado o sinal principal que seguirá para a exibição.

Sistemas de jornalismo como o Arion são capazes de integrar essas mesas de controle mestre, também conhecidas como switchers. Isso torna as operações mais precisas e garante que todo mundo economize tempo, otimizando o trabalho coletivo.

Apuração integral

Com o sistema, será possível acompanhar, pesquisar e filtrar notícias que sejam de interesse da empresa. Já a verificação de informações externas é configurada de maneira automática, por meio de redes sociais e de RSS.

Agenda global

Essa agenda é compartilhada entre toda a redação. Ainda, a consulta às fontes que a empresa cadastrar é disponibilizada a todos os usuários.

Pauta estruturada

As pautas estruturadas são organizadas todo dia e disponibilizadas de forma bem visível para os setores. Outra vantagem exclusiva é a possibilidade de consultá-las diretamente por dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Como vimos no artigo, um sistema de jornalismo promove a produtividade da equipe de redação. A tecnologia garante que a empresa tenha a otimização necessária para que os jornalistas se foquem exclusivamente na produção de notícias e em atividades criativas.

E aí, gostou do post e se interessou pelo Arion? Então, entre em contato conosco para saber como contar com a tecnologia!

SNEWSLETTER

Os nossos maiores destaques
direto no seu e-mail