Espelho telejornal: saiba agora mesmo como usar

Jornalistas que organizam as reportagens com eficiência e rapidez devem saber da importância de elaborar um script de peso. Nesse contexto, o espelho telejornal surge como aliado de toda a equipe para distribuir as notícias de forma que engaje a audiência.

Caso você tenha que estruturar as matérias para exibir, mas ainda não sabe ao certo como fazer, não se preocupe! Nós desenvolvemos este texto exatamente para elucidar todos os detalhes do espelho de telejornal e auxiliar você com essa ferramenta tão importante.

Confira agora o conteúdo na íntegra!

Espelho telejornal: o que é?

Espelho é o nome utilizado para o cronograma elaborado pelo editor-chefe do telejornal que serve de guia a todos os envolvidos durante a exibição. É ele quem “reflete” como será o conteúdo do telejornal. 

Portanto, mostra a sequência de entrada das matérias, repórteres ao vivo, intervalos, notas secas ou cobertas e entrevistas. Ou seja, tudo o que fará parte daquela edição do telejornal.

Em resumo, o espelho organiza a sequência de entradas e a duração de cada uma para não haver estouro de tempo. Isto é, passar do horário destinado àquela edição do telejornal. Dessa forma, todos os envolvidos, desde os diretores aos repórteres, passando pelos cinegrafistas, devem ficar atentos a essa contagem. 

Como usar o espelho telejornal da melhor forma?

O espelho telejornal é peça-chave na construção de uma edição. Afinal, toda a estrutura é formada por ele. Veja, na prática, como o espelho telejornal funciona nos bastidores. 

1. Decida o que vai ao ar na edição

O primeiro passo para fazer a montagem de um espelho telejornal é selecionar o que vai entrar naquela edição. Assim, as matérias serão distribuídas da melhor forma possível, inserindo entradas ao vivo e demais componentes do telejornal.

Todos esses elementos são separados por blocos. É fundamental que cada um deles agrupe matérias conectadas direta ou indiretamente. Isso vai facilitar o entendimento do telespectador.

As reportagens factuais, por exemplo, são geralmente incluídas no primeiro bloco. São aquelas em que os assuntos se passaram recentemente e apresentam grande repercussão, como tragédias e fatos de grande interesse do público.

Claro que há exceções para não abrirem o jornal. Por serem matérias inesperadas, muitas podem chegar em cima da hora para serem editadas durante a exibição do telejornal. Nesses casos, os editores costumam inserir, pelo menos, uma chamada no início para exibir a reportagem no final.

2. Divida o espelho em blocos

O telejornal é dividido em intervalos,sendo eles de total responsabilidade da equipe de Operações Comerciais, chamada OPEC. Por isso, é preciso criar blocos de acordo com a quantidade de inserções. Dependendo do tamanho da edição, ela é divida entre 2 e 4 blocos.

Essa parte fica a cargo dos profissionais que ficam no chamado controle mestre. Eles são responsáveis pela programação da emissora. São esses profissionais que passam o tempo total que cada edição de telejornal deve ter, excluindo o espaço destinado aos comerciais. 

Para que tudo seja exibido da maneira correta, eles também utilizam o espelho para acompanhar quando encerra cada bloco. Além disso, serve para conferir se a montagem da edição corresponde com o tempo disponível para a sua exibição.

3. Defina previamente as editorias que seu jornal possui

As editorias de notícias organizadas no espelho devem ser curtas e diretas ao ponto em que se quer chegar. Cada notícia deverá fornecer os principais detalhes dos fatos que aconteceram na região. Por exemplo, criar um segmento de notícias que fale de esportes.

4. Organize os blocos de acordo com os temas

Normalmente, em uma mesma edição, há matérias que são das mesmas editorias. Portanto, o ideal é separar os blocos de acordo com cada uma para que o espelho telejornal fique organizado. Por exemplo, colocar notícias de esportes em um bloco e matérias policiais em outro.

Além disso, pode separar um bloco com atualizações do tempo e histórias interessantes, que tenham ligação entre si. Essa é a melhor maneira de dividir o espelho telejornal, conforme as características de cada notícia.

A seguir, listamos mais algumas dicas de como ordenar as editorias de notícias:

  • Escolha um tema de extremo interesse que seja muito atual para estar no primeiro bloco. Por exemplo, é possível selecionar uma notícia sobre alguma tragédia ou operação policial de relevância;
  • Defina o segundo tema relacionado a outras matérias que prendam a atenção dos telespectadores imediatamente após a abertura do jornal;
  • Não vincule editorias de notícias que sejam claramente diferentes ou desconexas. Portanto, você deve organizar tudo de maneira mais evidente e natural possível, imaginando-se sempre estar no lugar do telespectador.

Por fim, não esqueça de se atentar ao tempo de cada bloco para não extrapolar o tempo estipulado pelo controle mestre.

5. Faça uma transição natural entre as editorias

Realizar a transição natural entre as editorias de notícias é fundamental para que o âncora diga algumas palavras entre uma reportagem e outra. O responsável por editar o espelho deve pensar nesses aspectos.

Por exemplo, aquelas tradicionais passagens como: “Agora, vamos voltar para a comovente história…” ou “vamos falar de esporte?”. Essas transições são fundamentais para passar de uma reportagem pesada para outra leve, por exemplo, ou vice-versa.

6. Inclua indicações técnicas

Também é correto incluir no espelho indicações técnicas como os GC’s, que são as legendas que aparecem na tela. Por exemplo, indicando quem é a pessoa entrevistada, a profissão, o repórter ou município onde o fato aconteceu.

Nessa parte, também destacam-se as deixas, que são as palavras iniciais e finais de uma reportagem ou som de um telejornal, além do tempo de duração da matéria.

Outra função importante no espelho é a opção de incluir dentro das laudas o material gravado previamente pelos repórteres, chamados de videotape (VT), vídeos apenas com imagens que são exibidos quando os apresentadores leem notas, e até mesmo artes gráficas.

Os próprios repórteres e editores podem anexar essas mídias no espelho, desde que o material esteja em um playout integrado, e os operadores de switcher terão acesso ao conteúdo já na ordem de exibição.

Todas essas informações são de grande importância para que os profissionais envolvidos consigam executar suas funções de maneira organizada. Assim, finalmente o programa vai ao ar, trazendo notícias em primeira mão na tela de cada telespectador.

Quem vive um telejornal por dentro, sabe que é necessário ser prático, rápido e eficaz. O ARION é uma solução desenvolvida pela SNEWS que vai garantir a produtividade das notícias desde a pauta até a exibição final. Trata-se de uma ferramenta que integra totalmente o fluxo entre a equipe, praça e softwares, regendo esses cenários com a maior organização possível.

O ARION oferece a função TPNEWS que funciona como um sistema de teleprompter, capaz de facilitar toda a sincronização ao vivo com o espelho telejornal e o Preview. Não perca tempo e adquira uma ferramenta que vai otimizar o seu trabalho!

Gostou do texto? Então, curta agora nossa página no Linkedin para conferir tudo sobre o cenário de Broadcasting!

SNEWSLETTER

Os nossos maiores destaques
direto no seu e-mail